- Comando Verde tem pré-lançamento durante LAAD 2014

Sem títuloLivro, com prefácio de Rodrigo Pimentel, conta de forma ficcional e eletrizante enredo inspirado em histórias verdadeiras sobre a ocupação pelo Exército dos complexos da Penha e do Alemão

Não poderia haver melhor lugar para fazer o pré-lançamento de um livro que conta os bastidores de uma mega operação militar que a LAAD Security, maior feira internacional de segurança pública e corporativa da América Latina.

Comando Verde conta a história de um tenente do Exército Brasileiro (EB) que, por questões pessoais, odeia traficantes de drogas, mas que, por um golpe do destino, acaba se apaixonando por uma das líderes do tráfico nas favelas que compõem os complexos da Penha e do Alemão. Com este improvável romance como pando de fundo, os autores – um coronel do Exército (Fernando Montenegro) e um jornalista especializado em assuntos de segurança (Marcos Ommati) – desenvolvem uma trama recheada de muita ação e aventuras, sendo que a maioria dos fatos narrados são inspirados em acontecimentos reais.

“Depois que o coronel Fernando Montenegro foi para a reserva do Exército, logo após ter passado vários meses nos complexos da Penha e do Alemão comandando mais de 800 militares da Força de Pacificação da Operação Arcanjo, ele me relatou várias histórias impressionantes e um registro fotográfico e de imagens riquíssimo foi cedido por fotógrafos de revistas especializadas. A opção do que fazer com todas estas narrativas e imagens está nas páginas de Comando Verde , que são complementadas pelo website e pela fan page do livro”, conta Marcos Ommati.

Sendo ambos os autores fascinados por seriados americanos de TV e filmes, a ideia original era escrever um roteiro para estes meios, mas acabaram criando um livro em linguagem cinematográfica, em que cada um dos 45 capítulos é pleno de emoção e ritmo, como episódios de uma série de televisão.

“Obviamente nosso público alvo mais óbvio são os militares das forças armadas e de outras forças de segurança, porém posso garantir que qualquer pessoa irá se deleitar com a forma como contamos histórias muitas vezes emocionantes, outras vezes tristes, mas nunca desinteressantes”, diz o coronel Montenegro.

E quem já leu Comando Verde concorda. Veja, por exemplo, o que diz o autor dos livros Carga Pesada,Plano de Ataque e Caixa Preta, Ivan Sant’Anna: “com o domínio claro da narrativa, os autores inserem pistas falsas, que não são gratuitamente atiradas, mas elegantemente sugeridas, para que não se perca o interesse na trama, transformando os fatos reais de maneira original, inteligente, misteriosa e sensual num delicioso romance estilo best seller”.

comando vdO livro também recebeu o aval de um dos roteiristas de Tropa de Elite I e II, Rodrigo Pimentel. O ex-oficial do BOPE escreveu no prefácio de Comando Verde que “este é um livro extremamente original com ineditismo sem precedentes. Pela primeira vez na literatura recente brasileira, temos a oportunidade de ver alguns temas históricos, como o ataque à base brasileira no rio Traíra (na fronteira com a Colômbia) e a atuação da Força de Pacificação sob o enfoque de um protagonista do Exército Brasileiro”.

O coronel Fernando Montenegro estará na LAAD 2014 para autografar cópias de Comando Verde aos interessados no estande da Revista Tecnologia & Defesa, localizado no pavilhão 2, nos dias 08, 09 e 10 de abril entre 14h e 16h.

Para mais informações, visite www.comandoverde.com

2 comentários:

  1. Excelente! Essa e outras inspirações no trabalho que o Exército realiza podem ser utilizadas em dezenas de obras (filmes e livros).

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO TRABALHO PASSOS!

    ResponderExcluir