- Centenário da Banda de Música da 3ª Divisão de Exército

BANDA-100anos Segundo a Ordem do Dia nº 41, do Comando do 7º Regimento de Infantaria (7º RI), de Santa Maria, o dia 30 de abril de 1909 foi marcado pelo início oficial das atividades da Banda, então composta por 34 músicos, sob a regência do 2º Tenente Palinércio Rezende.

Em 06 de abril de 1989, a Banda de Música foi integrada à Companhia de Comando da 3ª DE. Em 1992, passou a ocupar as novas instalações, no Campo de Instrução de Santa Maria, onde permanece até os dias atuais.

Ao longo de 100 anos, a Banda esteve presente em momentos marcantes da história da "Divisão Encouraçada". Em eventos de natureza militar, ou voltados ao público civil, proporciona concertos, retretas e apresentações diversas, atua como elemento de Comunicação Social da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), tornando-se referência na região central do Estado do Rio Grande do Sul.

Merece grande destaque, a realização do “Projeto Banda nas Escolas”, criado em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, em 2004. Em quase 300 apresentações em escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino de Santa Maria e municípios vizinhos, a Banda de Música firmou-se como irradiadora de civismo, cultura e recreação, integrando os militares ao ambiente escolar, por meio da música.

Atualmente, a Banda de Música da 3ª DE é composta por 53 integrantes: 47 músicos, sendo 1 Regente (1º Tenente Músico Jorge Evandro de Moraes Cortinhas), 1 Mestre (Subtenente Músico Ildo Guerra) e 45 executantes, além de cinco tamboreiros e um motorista.

1947s

1947 - Inauguração da Ponte Uruguaiana - Paso de los Libres

1958%20003PL

1961 - Desfile da Legalidade, em Santa Maria

1990%20352

1990 - Sinfonia Encouraçada

Banda5-Ione

2008 - Projeto Banda nas Escolas

Banda7-Ione

2008 - Projeto Banda nas Escolas

Fotos: ST Sirio e acervo pessoal do Sgt Passos

Fonte: www.cms.eb.mil.br/

5 comentários:

  1. Caro Passos!
    Parabéns pela reportagem ! Emocionante!
    Me lembrei da Banda nos muitos desfiles estudantis e militares que participei...
    Imagina o que fica para estas crianças que convivem com a banda em suas escolas! Excelente trabalho!
    Parabéns a todos!!!
    Paulo - PY3PA

    ResponderExcluir
  2. Meu grande companheiro,
    estás de parabéns juntamente com os teus colegas pelo excelente trabalho que fazem em prol da comunidade.
    Já participei de alguns eventos de voces-um foi no colegio marista Santa Maria. E olha,vo- ces não ficam nem um pouquinho distante da OSPA de Poa. E olhe que os da capital são bons.
    Parabéns mais uma vez.

    Abração

    Bira & Flia.

    ResponderExcluir
  3. Meu grande companheiro,estás de parabéns juntamente com os teus colegas pelo excelente trabalho que fazem em prol da comunidade.
    Já participei de alguns eventos de vocês, um foi no colegio marista Santa Maria. E olha,vocês não ficam nem um pouquinho distante da OSPA de Poa. E olhe que os da capital são bons.
    Parabéns mais uma vez.
    Abração
    Bira & Flia.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns centenário Banda de Música, pelo trabalho maravilhoso desenvolvido com jovens e adultos para uma educação melhor e mais agradável, a Música Encanta e educa. De todo efetivo de nossa Escola: Direção,Supervisão, Orientação, Professores e Alunos. Helenita, Supervisora.
    Escola Municipal de E. F. "Alfredo Lenhardt". Rua Guilherme Kurtz, s/n - Itaara/RS Fone: (55) 3227 1617

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo centenario da banda da 3ªDE eu toco trompete e meu estrutor é da 3ª DE

    ResponderExcluir