- Paul Mauriat & Orchestra - 1998 - Live - Caravan

Paul Mauriat era filho de uma família de músicos, tendo seu pai como primeiro mestre. Aos quatro anos, iniciou seus estudos de piano. Aos dez, entrou para o Conservatório de Paris, saindo quatro anos mais tarde, decidido a seguir a carreira de concertista.

O encontro com o jazz, entretanto, mudou os planos iniciais de Mauriat. O novo ritmo decididamente influenciou o estilo que o tornaria famoso em todo o mundo.

Mauriat cresceu em Paris e, aos dezessete anos, organizou sua própria orquestra, apresentando-se em cabarés e teatros na França e em outros países da Europa. Na década de 50, tornou-se o arranjador preferido de vários cantores franceses, entre os quais se destaca a figura de Charles Aznavour.

Mauriat se retirou da profissão em 1998, num último show em Osaka, Japão. Sua orquestra ainda faz shows pelo mundo, inclusive duas viagens para a China. Entre seus maiores sucessos , os mais conhecidos são "L'Amour est bleu", "El Bimbo" e "Penelope".

Em 2002 o escritor e perito na vida do maestro, Serge Elhaik lançou uma biografia autorizada escrita em francês,denominada "Une vie en Bleu". Esta biografia contém valiosas informações sobre a discografia de Mauriat e muitas fotos dele e de sua orquestra.

Gilles Gambus, pianista do grupo, liderou a orquestra após a aposentadoria de Mauriat em 1999, obtendo sucesso nas tours que fez no Japão, China e na Rússia. Posteriormente, o músico francês Jean-Jacques Justafre assumiu a regência da orquestra, com planos pra atuar em shows no Japão e Coréia do Sul.

Nos últimos meses de 2006, Mauriat se retirou definitivamente do meio artístico, e passou a residir em sua casa de verão na cidade de Perpinhã. No início do mês de novembro de 2006, foi internado no hospital da cidade e após dois dias, em 3 de Novembro, à uma hora da manhã, ele faleceu aos 81 anos.

 

Fontes - Vídeo: www.youtube.com.br  Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Mauriat

Nenhum comentário:

Postar um comentário