- 60 anos da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa

     Há 60 anos, no dia 4 de julho de 1954 nascia do ideal de oito amigos a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. Foram seus fundadores João Gehr, Jorge Klüpel, Oscar Tokus, Francisco Rizental, Jacob schmikler Junior, Mauro Fausto Gil, Efigênio Brandão e Frederico de Geus, todos instrumentistas amadores unidos pelo mesmo ideal: o amor pela boa música.Ao grupo musical que se reunia nos salões do Clube Princesa dos Campos, uniu-se o Maestro Paulino Martins Alves, músico experiente que havia sido regente durante 13 anos da Banda de Música do 13º Regimento de Infantaria, que conduziu a orquestra por quase 20 anos. Em 1958 a orquestra chegou a realizar o plantio de arroz em terras do saudoso Professor Alfredo Bertoldo Klas, violinista da OSPG e presidente da instituição por vários anos, com objetivo de arrecadar fundos para a manutenção da orquestra.Muitos foram os músicos que passaram pelos seus quadros ao longo de seis décadas com a mesma dedicação e empenho visando elevar o nome de Ponta Grossa no cenário artístico cultural através da linguagem da música. Parabéns a todos os músicos e amigos que construíram a história da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa!

o spg
     A foto é da década de 1950 com a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa sendo seu Maestro o Tenente Músico Paulino Martins Alves, que foi também regente da Banda de Música do 13º Regimento de Infantaria, atual 13º BIB e Regente da Banda Escola Lyra dos Campos também de Ponta Grossa. Foi meu primeiro professor de música.
     Fonte: Fábio Maurício Holzmann Maia.

2 comentários:

  1. O "arroz sinfonico" foi plantado na chacara do meu pai,e tambem idealizado por Oscar Tockus e não na chacara de Bertholdo Klass.
    Papai tambem foi o primeiro presidente da orquestra.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Senhor Humberto!
    Fico muito feliz em saber que um filho de um dos fundadores da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa tem acompanhado a história dessa valorosa orquestra da qual seu pai é um dos fundadores. Achei importante a sua informação sobre o plantio de arroz. Quando escrevi alguns textos sobre a orquestra obtive informações de outros músicos das épocas das décadas de 1950 e 1960. Gostaria que se o senhor tiver novas informações nos passe através do e-mail fabiomhmaia@gmial.com
    Fui músico da orquestra e sou historiador. Tenho buscado resgatar a história da música em Ponta Grossa. Por isso informações novas são sempre bem vindas.
    Agradeço ao grande irmão e amigo Passos pela divulgação no seu blog.

    ResponderExcluir