- Projeto Pescar – Oportunidades que transformam vidas

propes Em 2003, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre procurou a Associação dos Empresários dos Bairros Humaitá/Navegantes para apresentar o Programa Integrado Entrada da Cidade, que está investindo no desenvolvimento social e econômico dos bairros Farrapos, Humaitá e Navegantes. Na ocasião, foi sugerido à Associação a possibilidade da implantação do Projeto Pescar nessas comunidades.

Consciente da importância do PIEC e do Pescar, a Associação teve a iniciativa de buscar outras empresas da região e apresentou a elas o projeto. Entusiasmadas com a possibilidade de melhorar a vida dessas comunidades e com a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens foi criado o Grupo Navegantes.

 

O que é o Grupo Navegantes?

Grupo de empresas socialmente responsável formado pelas mantenedoras: Ferramentas Gerais, Fiateci, Guaibacar, Habitasul, Imobiliária City, Self Engenharia, Textil RV e Viação Ouro e Prata. O grupo conta ainda com a organização da Associação dos Empresários dos Bairros Humaitá e Navegantes e com o apoio de mais de 50 empresas.

 

Empresas Mantenedoras

São empresas que participaram da formação do Grupo Navegantes e que mantêm, através de investimentos financeiros mensais e recursos humanos, o funcionamento das unidades do grupo.

 

Organizadores

Pessoas que colaboraram efetivamente na organização, elaboração e coordenação das atividades do Grupo Navegantes, promovendo, assim, seu bom desempenho.

 

Apoiadores

São empresas que apóiam o Grupo Navegantes e que contribuíram ou contribuem com recursos humanos, materiais ou financeiros possibilitando a execução e efetividade das atividades das unidades do Projeto Pescar. Os apoiadores são divididos em 2 categorias: apoiador master e apoiador.

 

Quem participa do Projeto Pescar?

O Projeto Pescar é direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam em situação de risco social e tenham baixa renda. No Grupo Navegantes, os jovens foram selecionados nas comunidades atendidas pelo PIEC, segundo os critérios pré-estabelecidos acima.

 

Como ocorre o processo de seleção desses jovens?

O processo de seleção dos jovens inicia com a divulgação das vagas disponíveis nas unidades do Pescar/Grupo Navegantes em escolas, estabelecimentos comerciais da comunidade e em outros locais com grande circulação de pessoas. Após o período de divulgação e inscrições, os jovens realizam uma prova seletiva, que aborda conteúdos de conhecimentos gerais e língua portuguesa. A cada ano, são selecionados 20 meninos para o curso de Auxiliar de Mecânica Automotiva e 20 meninas para o curso de Auxiliar de Confecção de Vestuário. Na seleção, leva-se em consideração fatores como desempenho na prova seletiva, ficha sócio-econômica da família, idade, escolaridade, entre outros.

 

Qual o papel do Grupo Navegantes?

O Grupo Navegantes é franqueado e mantenedor de duas unidades do Projeto Pescar, que funcionam nas dependências da empresa Fiateci. Esse é o diferencial do grupo: as empresas se uniram e, em vez de cada uma apoiar um pequeno número de jovens, um prédio de 458 m² foi totalmente reformado para receber, diariamente, os 40 jovens que participam do projeto.

Além das atividades ligadas diretamente aos cursos, foi elaborado um currículo alternativo com atividades educativas e culturais nas mais diversas áreas, garantindo, assim, a formação técnica e pessoal para cada aluno do projeto. Além de toda a infra-estrutura montada, que possibilita um melhor aprendizado, os jovens recebem alimentação e assistência médico-odontológica.

 

Qual a participação de cada empresa?

O Grupo Navegantes abre um espaço próprio para que a formação pessoal e profissional dos jovens aconteça. Oferece suporte técnico e humano para que as unidades tenham bom funcionamento e transmitam ensino gratuito e de qualidade aos alunos.

As empresas associadas ao Projeto Pescar, através da franquia social, mostram que ensinar ao jovem u ma profissão é ensiná-lo “a pescar”. Assim, alguns funcionários das empresas participam ativamente das atividades elaboradas para esses jovens. Esforço e dedicação que garantiram a implantação e início das atividades do Projeto Pescar/Grupo Navegantes.

Com isso, outro objetivo do Grupo Navegantes é atingido: o desenvolvimento social e econômico da região onde se encontram essas empresas, promovendo, assim, a mudança da realidade de toda a comunidade e, por conseguinte, da cidade.

nitlon

Projeto Pescar - Grupo Navegantes

Av. Voluntários da Pátria, 3085 - Porto Alegre/RS/Brasil

Fone (51) 3326.2834

www.pescargruponavegantes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário