- Tempo de Hoje


"Chamado a prestar contas do seu mandato terreno, o Espírito se apercebe da continuidade da tarefa interrompida, mas sempre retomada. Ele vê, sente que apanhou de passagem, o pensamento dos que o precederam. Entra de novo na liça, amadurecido pela experiência, para avançar mais." - Cap. XX, 3. (O Evangelho segundo o Espiritismo)

Hoje é o tema fundamental nas proposições do tempo.

Ontem, retaguarda. Amanhã, porvir. 
Hoje, no entanto, é a oportunidade adequada a corrigir falhas havidas e executar o serviço à frente... Dia de começar experiências que nos melhorem ou reajustem; de consultar essa ou aquela página edificante que nos iluminem a rota; de escrever a mensagem ao coração amigo que nos aguarda a palavra afim de reconfortar-se ou assumir uma decisão; de promover o encontro que nos valorize as esperanças; de estender as mãos aos que se nos fizeram adversários ou de orar por eles se a consciência não nos permite ainda a reaproximação!
 Quantas mágoas se converteram em crimes por não havermos dado um minuto de amor para extinguir o braseiro do ódio! Quantos pequeninos ressentimentos se transfiguraram em separações seculares, nos domínios da reencarnação por não termos tido coragem de exercer a humildade por meia hora!
Analisa a planta que se elevou nos poucos dias em que estiveste ausente, reflete no prato que se corrompeu durante os momentos breves em que te distanciaste da mesa!...
Tudo se transforma no tempo.
No trecho de instantes, deslocam-se mundos, proliferam micróbios.
O tempo, como a luz solar, é concedido a nós todos em parcelas iguais; as obras é que diferem, dentre dele, por partirem de nós.
Observa o tempo que se chama hoje. Relaciona os recursos de que dispões: olhos que veem, ouvidos que escutam, verbo claro, braços e pernas úteis sob controle do celebro livre!...
Ninguém te impede fazer do tempo consolação e tranquilidade, exemplo digno e conhecimento superior.
O próprio Jesus atribuía tamanha importância ao tempo que não se esqueceu de glorificar a última hora dos seareiros da verdade que se decidem a trabalhar.
Aproveita o dia corrente, faze algo melhor.
Hoje consegues agir e pensar, comandar e seguir, sem obstáculos. Vale-te, assim, do momento que passa e toma a iniciativa do bem, porque o tempo é concessão do Senhor e amanhã a bondade do Senhor poderá modificar-te o caminho ou renovar-te os programas.

Fonte: Livro da Esperança - Francisco Cândido Xavier / Emmanuel

3 comentários:

  1. Simples assim... Vamos na busca !!!

    ResponderExcluir
  2. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO é fonte inesgotável dos ensinos de JESUS, todo e qualquer desvio pode ocasionar a interferência de malfeitores espirituais, onde os participantes ainda não conseguem entender e nem vivenciar as verdades incontestáveis das Leis Divinas que regem o Universo inteiro.
    Os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes precisam ser regidos pelas bases indispensáveis do amor verdadeiro que se eterniza em nossas vidas pela fraternidade e observância dos preceitos de Deus.
    Estudar, entender e colocar em prática a Doutrina Espírita, é o presente divino que a Ciência e a Filosofia comprovam, para que a nossa passagem terrena possa ser iluminada, em direção a um futuro promissor.

    ResponderExcluir
  3. Um ano que vai e um ano que vem, assim se concretizam os nossos momentos evolutivos. Etapas vencidas, etapas a vencer, desta forma, juntos nesta caminhada continuemos colhendo, mas, também semeando incessantemente, antes do nosso dia findar.
    Porém, é necessário examinarmos sempre, em todos os momentos da semeadura, qual a espécie da semente que estamos jogando ao solo, haja visto, que esta semente frutificará sem demora.
    É no momento presente que a escolha deve ser feita, uma vez que os nossos olhos já podem distinguir a boa da má semente.
    Por isso, não te perturbes, não deixe a noite chegar, enquanto é dia escolhes o que pretendes semear !

    ResponderExcluir