- Uma gota de água

Você já parou, alguma vez, para observar uma gota d'água?

Sim uma pequena gota d'água se equilibrando na ponta de um frágil raminho. Com graciosidade a gotícula desafia a lei da gravidade, se balançando nas bordas das folhas ou nas pétalas de uma flor.

São gotas minúsculas,  que enfeitam a natureza nas manhãs orvalhadas ou permanecem como pequenos diamantes líquidos, depois que a chuva se vai. É por isso que um bom observador dirá que a vida seria diferente se não existissem gotas de água para orvalhar a relva e amenizar a secura do solo.

Madre Tereza de Calcutá foi uma dessas almas sensíveis. Um dia, um jornalista que a entrevistava disse-lhe que, embora admirasse o seu trabalho junto aos pobres e enfermos, considerava que o que ela fazia, diante da imensa necessidade, era como uma gota d'água no oceano. E aquela pequena sábia-mulher, lhe respondeu: "Sim, meu filho, mas sem essa gota d'água o oceano seria menor.”

Sem dúvida uma resposta simples e extremamente profunda, pois sem os pequenos gestos que significam muito, a vida não seria tão bela. Um aperto de mão, em meio a correria do dia-a-dia. Um minuto de atenção a alguém que precisa de ouvidos atentos, para que não caia nas malhas do desespero. Uma palavra de esperança a alguém que está à beira do abismo. Um sorriso gentil a quem perdeu o sentido da vida. Uma pequena gentileza diante de quem está preso nas armadilhas da Ira. O silêncio, frente à ignorância disfarçada de ciência. A tolerância com quem perdeu o equilíbrio. Um olhar de ternura para quem pena na amargura.

Pode- se dizer que tudo isso são apenas gotas d'água que se perdem no imenso oceano, mas são essas pequenas gotas que fazem a diferença para quem as recebe.

Sem as atitudes, aparentemente insignificantes, que dentro da nossa pequenez conseguimos realizar, a humanidade seria triste e a vida perderia o sentido.

Um abraço afetuoso, nos momentos em que a dor nos visita a alma. Um olhar compassivo, quando nos extraviamos do caminho reto. Um incentivo sincero de alguém que deseja nos ver feliz, quando pensamos que o fracasso seria inevitável.

Todas essas são atitudes que embelezam a vida, e se um dia alguém lhe disser que esses pequenos gestos são como gotas d'água no oceano, responda, como Madre Tereza de Calcutá, que sem essa gota o oceano de amor seria menor.

Tenha certeza disso, pois as coisas grandiosas são compostas de minúsculas partículas.

 

Fonte: www.momento.com.br - Site do "Momento Espírita"

Nenhum comentário:

Postar um comentário