- Hamilton de Holanda é uma das atrações do Painel Instrumental

A variedade no repertório será a marca registrada do festival. Entre os muitos shows agendados, artistas consagrados como solistas assinam trabalhos autorais – é o caso de cinco apresentações do festival.

O baterista Nenê faz show autoral – “Outono”, seu 11º primeiro trabalho solo - com seu trio fechado com Írio Junior (piano) e Alberto Luccas (contrabaixo acústico). Ele, que já tocou com nomes como Milton Nascimento, Elis Regina, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, navega pela música brasileira e universal com ênfase nos ritmos brasileiros.

A Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta o show em homenagem a Michel Camilo com participação especialíssima do pianista cubano Yaniel Matos. A “BBJovem”, como foi batizada, traz a euforia de jovens e dedicados instrumentistas aliada à técnica de Yaniel Matos – que já tocou ao lado de Chucho Valdes, Issac Delgado, Orlando Valles Maraca – e produz arranjos e trilhas para o cinema, incluindo a série Senhor dos Anéis”.

O Fernando Corrêa.Combo traz show autoral do arranjador, compositor e instrumentista, tendo no palco o próprio guitarrista que dá nome ao grupo, além de César Roversi e Vinícius Dorin (saxofone), Rubens Antunes (trompete), Rodrigo Braz (bateria), Marinho Andreotti (contrabaixo) e Sidnei Borgani (trombone).

No dia 7 de julho, um outro show histórico: a lendária Banda Savana, do festejado maestro Branco, traz obras de Vinicius de Morais, Baden Powel, Moacyr Santos, Villa-Logos e Maestro Cipó.

O jovem contrabaixista Thiago Espírito Santo – com Felipe Senna (piano) e Edu Ribeiro (bateria) – também traz seu show com obras próprias.

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, outra prata da casa, fará apresentação com o pianista (e ator, pai de Thalma de Freitas) Laércio de Freitas, que foi integrante da Orquestra Tabajara, do Sexteto de Radamés Gnatalli e acompanhou artistas como Maria Bethânia, Emilio Santigo e The Supremes. Será o primeiro dos três shows “Jazz Combo convida Laércio de Freitas” – os outros dois acontecem nos festivais de Ourinhos e Campinas. No programa, obras do próprio Laércio de Freitas (a exceção de “Borandá”, de Edu Lobo, e “Menina Flor”, de Luiz Bonfá”, e “Naquele Tempo”, de Pixinguinha), arranjadas ora por ele, ora pelo coordenador do grupo, Paulo Flores.

hamilton2 Reservado para o final (e nem por isso menos importante), Hamilton de Holanda regressa a Tatuí com seu quinteto, formado por ele ao bandolim mais Daniel Santiago (violão), André Vasconcellos (baixo), Gabriel Grossi (harmônica) e Márcio Bahia (bateria). Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos constantes na carreira de Hamilton de Holanda, que contagia platéias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira particular de inúmeros prêmios.  Ele, que adicionou duas cordas extras (dez no total), reinventou o bandolim e, com isso, traz à cena uma nova maneira de tocar.

Técnicas à prova

Com livre acesso a todos os inscritos, os workshops democratizam o conhecimento. Serão 12, ao todo, ministrados pelos artistas que se apresentarão nos shows e coordenarão as aulas (aquelas restritas aos bolsistas), com temas diferenciados a cada dia e momento. O baterista Nenê fala sobre sua especialidade: ritmos brasileiros. Thiago Espírito Santo traz uma visão prática e objetiva do contrabaixo, enquanto Ari Colares detalha as técnicas regionais no pandeiro brasileiro. A harmonia da música erudita à moderna MPB (passando pelo jazz) está no workshop de Fábio Torres, enquanto Mario Campos disseca a composição instrumental e Edu Ribeiro, obviamente, a bateria. Valdir Ferreira trabalhará com “Grupo de Trombones”, o maestro Branco com orquestração e Daniel D’Alcântara com improvisação. Os professores Fernando Corrêa e Cesar Roversi falam, respectivamente, sobre “Condução de vozes para harmonização” e “Improvisação e Interpretação da Música Brasileira: Samba, Baião, Frevo e suas características rítmicas e melódicas". O workshop de Hamilton de Holanda e seu quinteto terá uma temática mais abrangente.

PAINEL INSTRUMENTAL

3 a 10 de Julho

Shows Diários

Informações: www.conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário