- Conservatório de Tatuí abre inscrição para Encontro de Madeiras de Orquestra

 

Evento privilegia flauta, oboé, clarinete e fagote, entre os dias 8 e 11 de abril de 2010.

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – instituição vinculada ao Governo de São Paulo - está com inscrições abertas ao II Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra. O evento será realizado em Tatuí, a 130km de São Paulo, entre os dias 8 e 11 de abril, com atividades voltados, principalmente, à flautistas, oboístas, clarinetistas e fagotistas.

olkO evento receberá instrumentistas destacados no Brasil e no exterior. Estão confirmadas as presenças dos flautistas Jacques Zoon (Holanda) e Jessica Dalsant (Itália/Brasil), dos oboístas Arnaldo de Felice (Itália) e Joel Gisiger (Brasil), dos clarinetistas Yuan Gao (China/Estados Unidos) e Ovanir Buosi (Brasil) e dos fagotistas Magnus Nilsson (Suécia) e Fábio Cury (Brasil). Também atuarão como convidados especiais o violoncelista francês Iseut Chuat, o Quinteto Acadêmico Brasileiro e o luthier Daniel Tamborin.

Qualquer interessado pode se inscrever ao evento. Aqueles que desejarem participar dos master classes como executantes devem se inscrever até o dia 26 de março, sendo que a seleção dos executantes ocorrerá por análise de currículo. Já os participantes-ouvintes têm até o dia 5 de abril para se inscrever. Para tanto, é preciso efetuar depósito da taxa de inscrição – no valor de R$ 10, em qualquer agência do Banco Nossa Caixa a favor da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, agência 0005-1 – C/C 04.000516-3  – e preencher a ficha de inscrição no site: www.conservatoriodetatui.org.br/emadeiras

Também é possível encaminhar a ficha de inscrição pelo correio, ao Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” - II Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, à Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820, sendo considerada a data da postagem.

O aluno inscrito poderá assistir a todas atividades promovidas durante o Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, entre elas workshops, master classes, palestras e concertos. Todos os participantes com mais de 75% de freqüência receberão certificados.

Intercâmbio

Em sua segunda edição, o Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra é coordenado por Otávio Blóes e Edson Beltrami. Segundo Blóes, o evento visa a oferecer aos alunos a possibilidade de conhecer e trocar informações com instrumentistas renomados. “Eles terão acesso à diversidade de informações, de estilos... são fatores que estimulam e renovam a vontade de continuar aprendendo e seguir carreira”, disse Blóes.

Os convidados especiais do evento são destaques em suas áreas de atuação. “Pensamos em convidar, para cada um instrumento, um brasileiro destacado e um estrangeiro renomado”, afirmou ele.

O evento será aberto no dia 8 de abril, às 20h30, com concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, tendo participação especial do Quinteto Acadêmico Brasileiro.

As Madeiras

Madeiras de Orquestra é a designação dos instrumentos musicais de sopro, cuja emissão do som é feita através de uma coluna de ar posta em vibração de encontro a uma palheta ou da passagem do fluxo de ar por uma borda ou aresta. Estes instrumentos dividem-se em três grupos: palhetas duplas, sendo os principais instrumentos o fagote e o oboé; palhetas simples, grupo no qual está o clarinete; e flautas, instrumentos onde o executante dirige o fluxo de ar de encontro a uma borda ou aresta, sendo que nessa família estão a flauta transversal e o flautim.

Caracterizadas pela agilidade e versatilidade sonora, além da tradicional Orquestra Sinfônica, as madeiras se destacam em várias outras formações e gêneros musicais, como exemplo as Bandas Sinfônicas, inúmeras formações camerísticas, grupos de choro, entre outros.

 

II Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra

(Flauta, Oboé, Clarinete e Fagote)

8 a 11 de abril de 2010

Enviado por: Deise Juliana - (15) 32058464 - 96131922

Foto: Fabio Cury, um dos convidados especiais do evento (credito Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário