- Explicando a Guerra - Polemologia: O Estudo dos conflitos, das crises e das guerras

Explicando a Guerra – Polemologia: O Estudo dos conflitos, das crises e das guerras
Autor: Bergo, Márcio Tadeu Bettega
Editora: CEPHiMEx

"O mundo atual, plena era do conhecimento, é extremamente complexo, dinâmico, e competitivo. Neste ambiente, os desentendimentos fervilham, impactando, profunda e constantemente, a vida de pessoas, empresas e nações.
Os seres humanos se afrontam pelos mais variados motivos. As querelas variam em natureza e intensidade, abrangendo um espectro que varia desde brigas conjugais, disputas patrimoniais e contendas comerciais até sangrentas guerras entre estados constituídos ou opondo estados a organizações dos mais diversos matizes, passando por acirrados confrontos que objetivam supremacia tecnológica, financeira, mercadológica etc.
A tal panorama contemporâneo, eivado de conflitos, se agregam fatores como carências em recursos, diferenças em renda e em qualidade de vida, estágios desiguais de desenvolvimento entre grupos sociais, ideologias divergentes, ódios raciais e desalinhos de fundo religioso. A situação se complica mais ainda quando ao cenário se adicionam os fenômenos desfavoráveis oriundos da natureza.
Isso tudo gera momentos de instabilidade e de pressões que requerem respostas eficazes para restabelecimento da normalidade. Estas situações se constituem nas chamadas “crises” que, se não convenientemente gerenciadas, podem também conduzir a enfrentamentos.
Portanto, as crises e os conflitos fazem parte do cotidiano da humanidade. E a maneira mais dolorosa de resolução é aquela que envolve o uso da força, quando um contendor se impõe ao outro pelo poder das armas. Neste contexto, é imperioso se manter alerta, conhecer o ambiente e, sobretudo, se fortalecer, preparando-se para todas as hipóteses. O melhor instrumento para se antecipar é estudar o tema e praticar minuciosos planejamentos, estruturando medidas passíveis de emprego em face das circunstâncias que se apresentem. Importante que estas providências devem ser tomadas com base em metodologia adequada, contando com informações pertinentes, oportunas e confiáveis. A ciência que se dedica a estes assuntos chama-se polemologia, palavra originária do grego “polemikós”, que significa guerra.
Assim, é preciso entender o multifacetado tema, para, de modo eficaz, instituir sistemas apropriados para evitar sua ocorrência e, caso ela se concretize, se tenha antecipação e se possa a ela fazer frente com o mínimo de prejuízo. Preparando-se para o caso mais complexo, é possível se utilizar os mesmos procedimentos e a mesma lógica para os de menor abrangência.
Com este espírito, este autor lança a presente obra, intentando difundir conhecimentos sobre as causas, o desenvolvimento e as consequências das crises, dos conflitos e das guerras, oferecendo um guia prático e conciso sobre como conviver com tão relevantes e preocupantes temas. "
Pedidos: Singular Editora e Gráfica - (21) 3882 8401

digitalizar0004

Nenhum comentário:

Postar um comentário