- O Viradão Carioca

viradao

O Viradão Carioca é um evento cultural, que integra todas as linguagens artísticas do Rio de Janeiro. O objetivo é a união das zonas norte, sul e oeste, através da oferta de uma programação eclética, que se estenderá por 54 horas. Pautado nos três pilares – acesso à cultura, ocupação da cidade e integração, o evento acontece em diversas ruas, praças, teatros, cinemas, bibliotecas, centros, lonas culturais e circos, promovendo uma intensa programação cultural. Como o espírito do carioca é de liberdade, a maior parte dos eventos será gratuita e em locais abertos. Enormes palcos serão montados em pontos estratégicos e, ainda, palcos itinerantes atravessarão vários bairros do Rio.

O evento é promovido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Globo Rio, o VIRADÃO CARIOCA é uma co-realização do Galpão Aplauso e tem apoio do Sistema Globo de Rádio.

A mobilização é total. O convite se estende à cidade inteira, assim, toda manifestação artística pode encontrar o seu lugar. O sistema Firjan foi a primeira entidade a celebrar sua adesão ao VIRADÃO, junto à Secretaria Municipal de Cultura, e criou uma programação especialmente para acompanhar os dias do evento. Já se juntaram a ele o Centro Cultural Banco do Brasil; Centro Cultural Correios; Centro Cultural Light; Centro Cultural Justiça Federal; O tablado e Instituto de Geografia da UERJ.

Este ano ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de abril. Participe deste evento, que revela toda efervescência cultural do povo carioca e que é a cara do Rio.

A primeira edição do evento ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2009. A programação reuniu artistas da música, do teatro e do cinema. As lonas culturais foram palcos de grandes shows de MPB e de sessões de filmes. Todos os ritmos brasileiros passaram pelo Viradão; do samba ao maracatu, do hip-hop ao carnaval e dos repentistas aos happers.

A poesia também invadiu a cidade; saraus, leituras de clássicos literários e cirandas de histórias envolveram os cariocas. O teatro e a dança marcaram presença em apresentações e oficinas. Maratonas de cinema deixaram acordados os mais resistentes cinéfilos.

Os palcos itinerantes passaram pelos bairros de Campo Grande, Pavuna, Méier, Leopoldina e Leme. Já a programação ao ar livre invadiu ruas e praças da cidade, tais como a Rua do Mercado, Praça Tiradentes, Praça do Méier, Praça Afonso Pena, Praia de Copacabana, Lapa, Viaduto de Madureira, entre outros.

Em sua segunda edição, o evento promete repetir o sucesso do ano passado.

Este ano, o Viradão Carioca traz a novidade de estender a programação às comunidades. As comunidades da Maré, Morro dos Prazeres, Vila Kennedy, Tavares Bastos, entre outras, foram contempladas com palcos e atrações diversas, incluindo 5 (cinco) sessões do projeto “Cinema na Praça”, realizado com grande sucesso na edição anterior do evento.

Visite o site: http://www.viradaocarioca.net.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário