- Harmony of the Spheres - Joep Franssens

Joep Franssens é um compositor holandês, nascido em 1955 em Groningen, nos Países Baixos. Estudou composição com Louis Andriessen no Royal Conservatory em Haia.
Em 1982 continuou os seus estudos com Klaas de Vries no Conservatório de Roterdão onde, em 1988, concluiu os seus estudos obtendo um prêmio de composição.
Ele é representante da geração pós-serial de compositores holandeses que usam meios tons e uma linguagem acessível sem características neo-romântico, mesmo que o pathos-laden, natureza altamente emocional de sua música parece contradizer este esforço. Em suas obras, que consistem em música de câmara e obras corais e orquestrais, Franssens visa uma síntese de monumentalidade e eufonia e é inicialmente guiado por J. S. Bach e Ligeti de Lontano.
Mais tarde, uma tendência em direção à austeridade radical torna-se aparente sob a influência da música americana minimalista, misticismo do leste europeu e a música pop sinfônica da década de 1970, culminando na diatonicismo estática do trabalho conjunto Dwaallicht (1989) e o contraponto sereno de Sanctus para orquestra (1996, rev., 1999). Sua instrumentação mostra cada vez mais a preferência por cores quentes, luxuriante.
A obra Harmony of the spheres possui cinco movimentos para coro misto e orquestra de cordas.

Movimento I - 00:00
Movimento II - 10:10
Movimento III a - 18:15
Movimento III b - 33:45
Movimento IV - 42:36
Movimento V - 49:20

Gravado com o Coro de Câmara da Holanda, Orquestra de Câmara de Tallinn e conduzida pelo Maestro Tõnu Kaljuste.

            Coloque os fones de ouvido, em silêncio, feche os olhos e tenha uma boa audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário