Foto da capa

Foto da capa

- O livro “LONGA JORNADA

           O livro “LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália”, de autoria de Sirio Sebastião Fröhlich, apresenta a trajetória e o cotidiano de jovens soldados brasileiros na jornada de ida e volta entre o interior do Rio Grande do Sul e os campos de batalha italianos, segundo a ótica e sentimentos dos protagonistas.

          Em 80 páginas estão explícitos sentimentos como medo, incertezas, angústia e, em contraposição, coragem, fé, esperança e uma abnegada dedicação aos ideais defendidos pelo Brasil, que têm como pano de fundo um momento crucial da história da humanidade, em que o nazifascismo havia posto em risco a democracia, a liberdade e a paz mundial.

          Os deslocamentos por terra e pelo mar até o Rio de Janeiro, a preparação para o combate, a travessia do Atlântico, a adaptação à neve e os macetes para superar o frio, a triste realidade dos combates e do dia a dia na guerra, a saudade da família e da Pátria, a solidariedade dedicada aos italianos, amizade e espírito de corpo são alguns dos muitos sentimentos relatados pelos pracinhas Alcides Basso, Alfredo Luiz Dalla Costa, Aribides Rodrigues Pereira, Eugênio Lombardo, Geraldo Antônio Sanfelice, Ivo Ziegler, José João Pereira, Mário Machado dos Santos, Neraltino Flores dos Santos, Pacífico Pozzobon, Pedro Solano Vidal e Taltíbio de Melo Custódio.

          No intuito de tornar a leitura mais agradável, além de uma linguagem dirigida ao público jovem, mais de 100 imagens, muitas delas inéditas ilustram os textos.

          Com o apoio cultural da Fundação Habitacional do Exército/Poupex, o livro foi distribuído gratuitamente às escolas e bibliotecas públicas da Região Central do RS e organizações militares do Brasil. Tem duas funções principais: a primeira é suplementar ao estudo da disciplina de História, aproximando o evento “II Guerra Mundial” de estudantes dos ensinos médio e fundamental; a segunda, enaltecer os feitos de humildes soldados que, há mais de seis décadas, nos legaram um mundo mais livre e democrático.  

 

 

Capa  Contracapa

Capa e Contracapa do livro "Longa Jornada, com a FEB na Itália."

 

          Interessados também podem adquirir o livro (R$ 12,00, já incluído o valor da postagem) fazendo contato pelo e-mail sirio.feb@gmail.com, para orientações. O valor arrecadado com a venda será revertido para a preservação da memória da FEB.

     

IMG_0568  Nas imagens, (da esquerda para a direita), os veteranos da FEB Geraldo Antônio Sanfelice, José João Pereira, Ivo Ziegler, Taltíbio de Melo Custódio, Aribides Rodrigues Pereira e Eugênio Lombardo, na noite de  autógrafos, na “Biblioteca Pública Henrique Bastide”, em Santa Maria-RS.

 

Autógrafos

Aribides Rodrigues Pereira e Eugênio Lombardo, junto ao autor, por ocasião da sessão

de autógrafos, na “Biblioteca Pública Henrique Bastide”, em Santa Maria-RS.

 

          Assista ao vídeo da música “Longa Jornada”, que resume várias passagens

do livro, do mesmo autor, com interpretação de João Chagas Leite.

 

6 comentários:

  1. Obrigado pela postagem, amigo!
    Tudo que pudermos fazer para preservar e avivar a memórias dos nossos verdadeiros heróis ainda será pouco diante do que eles nos legaram.
    Fraterno e respeitoso abraço a todos os ex-combatentes e veteranos da FEB.

    ResponderExcluir
  2. Rogério Fortes Carpes19 de janeiro de 2012 07:03

    Parabéns pelo trabalho, Sírio!
    É o mínimo que pode ser feito para termos sempre na lembrança os feitos desses heroicos do passado, pelo que realizaram em prol do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho!O povo brasileiro precisa conhecer seus verdadeiros Herois,dentro e fora do País.Mais um grande feito para ser sempre lembrado por todos os Irmãos Brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. Aos heróis da FEB, verdadeiros heróis deste país, pois lutaram pela verdadeira democracia, devemos nosso eterno reconhecimento e respeito. Livros como esse é que representam a verdeira história do Brasil e quem somos nós militares, que sempre estivemos e sempre estaremos prontos para se necessário cumprir a honrosa missão de defender a nossa nação, se preciso for com o acrifício da própria vida. Parabéns aos nossos irmãos febianos, velhos guerreiros mas eternos combatentes por mais essa vitória, a de deixar registrado para as futuras gerações a verdadeira alma do soldado brasileiro.
    Capitão R/1 EB Herival da Silva Arueira - PQDT 32.820 - Brasil Acima de Tudo

    ResponderExcluir
  5. Esta obra é uma relíquia,o Sírio de uma forma objetiva transportou os leitores ,para a histó-ria da 2ª Guerra Mundial,onde nossos pracinhas
    foram heróicos protagonistas.
    Através do livro entendemos,porque o exército brasileiro comemora a Tomada do Monte Castelo e
    outros fatos nele narrado.
    Parabenizo esta iniciativa que terá muito valor
    como fonte informativa principalmente nas esco-
    las onde o cidadão está em fase de formação.
    É salutar nossos jovens conhecer estes belos exemplos.
    Ivete Souza.
    Professora.

    ResponderExcluir
  6. A obra é uma relíquia,onde nossos pracinhas foram heróicos protagonistas.Terá muito valor nas escolas onde o cidadão está se formando`.É salutar que a juventude conheça estes belos exemplos.

    ResponderExcluir