Foto da capa

Foto da capa

- Lançamento do livro "LONGA JORNADA" – Com a FEB na Itália

       Santa Maria-RS - O livro “LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália”, de autoria de Sirio Sebastião Fröhlich, apresenta o cotidiano de brasileiros que participaram da II Guerra Mundial, integrados à Força Expedicionária Brasileira (FEB), na jornada de ida e volta entre o interior do Rio Grande do Sul e os campos de batalha italianos. Longa Jornada

      Medo, incerteza, angústia e, em contraposição, coragem, fé, confiança e uma abnegada dedicação aos ideais defendidos pela Pátria estão presentes nos relatos dos protagonistas, que têm como pano de fundo o momento crucial da história da humanidade, em que o nazifascismo havia posto em risco a democracia, a liberdade e a paz mundial.

     Os deslocamentos por terra e pelo mar, a preparação para o combate, a travessia do Atlântico, a adaptação à neve e os macetes para superar o frio, a triste realidade dos combates e do dia a dia na guerra, a saudade da família e da Pátria, a solidariedade dedicada aos italianos, a amizade entre companheiros e o espírito de corpo, entre outros muitos sentimentos estão impregnados nos relatos transcritos nas 80 páginas deste breve roteiro.

     Com o apoio cultural da Fundação Habitacional do Exército/Poupex, “LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália” será distribuído gratuitamente às escolas e bibliotecas públicas da Região Central do RS. O livro tem duas finalidades principais: a primeira é suplementar ao estudo da disciplina de História, aproximando o evento “II Guerra Mundial” de estudantes dos ensinos médio e fundamental; a segunda, enaltecer os feitos de homens humildes que, há mais de seis décadas, nos legaram um mundo mais livre e democrático.

     A sessão de autógrafos, com a presença de pracinhas estiveram com a FEB na Itália, e que residem na região central, será realizado no dia 24 de novembro de 2011, a partir das 20:00 horas, na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, em Santa Maria.

     Para maiores informações e aos interessados em comparecer ao evento podem fazer contato com a Seção de Comunicação Social da 3ª Divisão de Exército pelo fone (55) 3222  5250.

3 comentários:

  1. Passos, tenho a certeza que este livro será um sucesso, pois, se tratando do Círio..... Aquilo que ele escreve e faz é sinônimo de qualidade e competência. O mesmo se aplica a você. Felicidade e sucesso. Abraços fraternos. Fica com DEUS. Gradaschi

    ResponderExcluir
  2. Olá Amilton, tudo bem!!! Parabéns pela matéria no seu Blog e parabéns ao nosso amigo Sírio pelo belo livro apresentado. Abraços. Davidson

    ResponderExcluir
  3. Ola...
    Amigo como eu faço para ter um desse livro, sou colecionador de livros da FEB e pesquisador sobre o tema.

    Aguardo contato.
    Meu e-mail: ricardo@segundaguerra.net

    ResponderExcluir