- Projeto TIM Música nas Escolas

TTTT A TIM foca seu apoio em projetos sócio-educativos que utilizam a música como linguagem. O principal projeto apoiado pela empresa é o TIM Música nas Escolas, cujo objetivo é possibilitar as crianças e adolescentes o acesso a diferentes modos de aprendizagem e atuação na sociedade, utilizando-se, para isso, da linguagem universal da música.
O TIM Música nas Escolas envolveu até o momento 20.540 alunos e 2.941 professores de 62 escolas públicas localizadas em regiões de exclusão social ou que atendam estudantes oriundos dessas áreas. O projeto começou em São Paulo, em abril de 2003, com 5 mil crianças. Em agosto de 2003 foi ampliado para mais quatro capitais - Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE) e Belém (PA) - totalizando 5.040 crianças participantes. Em 2005, o projeto foi expandido para o Rio de Janeiro, onde atende 2.500 alunos das redes estadual e municipal, e para Ribeirão Preto, com 1.000 alunos beneficiados. Em agosto de 2006, o projeto foi implantado em Florianópolis (SC), atendendo a mais 1.000 estudantes. Em 2007, cinco novas cidades receberam o projeto - Santo André (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MS) e Natal (RN) - envolvendo 6 mil alunos de dezesseis escolas públicas.

O TIM Música nas Escolas leva a esse público experiências musicais variadas e contemporâneas e incentiva uma atuação social comprometida com a cultura de paz, por meio de oficinas de musicalização, da formação musical dos Pequenos Embaixadores da Paz, Núcleos de Agitação Cultural e Bateria-mirim.

As oficinas de musicalização trazem uma nova abordagem cultural para o cotidiano escolar. Nelas, crianças e adolescentes aprendem conceitos básicos como harmonia, melodia, ritmo, letra e composição, e são sensibilizados para os diferentes gêneros musicais e diversidade de ritmos. O grupo dos Embaixadores da Paz e os integrantes da Bateria-mirim recebem aulas de música semanalmente e participam de encontros de formação cidadã. Para garantir integralmente essa aprendizagem, o projeto fornece instrumentos, cestas alimentares para as famílias, alimentação para as crianças e transporte para as aulas. Em suas apresentações, os Embaixadores e os jovens da Bateria levam alegria e mensagens de paz para creches, escolas, asilos, entre outros espaços públicos. Os Núcleos de Agitação Cultural realizam atividades dentro das escolas e nas comunidades - como festas, recreios musicais e programas de rádio. Os alunos participam de oficinas com profissionais e realizam atividades pedagógicas complementares.

Além da aprendizagem musical, as ações do TIM Música nas Escolas abordam outros aspectos fundamentais para a formação desses meninos e meninas. Eles são preparados para promover a cultura de paz, ou seja, valores, atitudes e estilos de vida baseados em conceitos como respeito pela vida e pelos direitos humanos e prática da não-violência. Aprendem a usar o diálogo como maneira privilegiada para a resolução de conflitos, a ser mais solidários e cooperativos, e a entender e celebrar o fato de que a riqueza humana está na diversidade. Esse é o ideal que alicerça e edifica todo o projeto.

Fonte: www.tim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário