Foto da capa

Foto da capa

- Natal na FEB, há 65 anos

Sirio Fröhlich é meu amigo, um colega de trabalho que considera-se apenas um pequeno reprodutor de histórias, mas para mim, é um grande historiador. Dele recebi o texto que abaixo publico nesta noite de natal, com a intenção de homenagear, relembrar e valorizar os feitos dos heróis Santa-marienses nesta data especial.

Natal na FEB

Santa Maria(RS) - Em 25 de dezembro de 1945, o último contingente de pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) partiu da Estação Ferroviária de Santa Maria, com destino à Itália.

Integrante desse grupamento, Geraldo Antônio Sanfelice, hoje com 90 anos, recorda que foi um Natal diferente, longe da família e marcado pelo início da viagem para a II Guerra Mundial. Apesar do desconforto do trem, que não era apropriado para passageiros, o dia foi descontraído. Havia muito respeito entre todos, mas até os oficiais e sargentos brincavam e aceitavam brincadeiras.

O expedicionário Aribides Rodrigues Pereira chegou à Itália em outubro de 1944. Em 3 de novembro, seguiu para o front, integrando a Bateria de Comando da Artilharia Divisionária da FEB. Aos 89 anos, lembra que passou aquele Natal numa cidadezinha nas proximidades de Porreta. A neve impusera uma pausa na tentativa de expulsar as tropas alemãs do Monte Castelo. Segundo ele, aquele Natal marcou sua vida, pois, ao invés do calor do Brasil, estava na neve. “No almoço, foi servido carne de cordeiro, especialmente comprado dos italianos para marcar aquela data especial”, conclui.

Por Sirio Fröhlich

4 comentários:

  1. AOS VALOROSOS E HEROICOS HOMENS QUE ESTIVERAM REPRESENTANDO O BRASIL NAS FORÇAS EXPEDICIONARIAS A MINHA HOMENAGEM E BRADO DE GLORIA !!PELA FORÇA E ORGULHO NAS ARMAS BRASILEIRAS E NA PUGUENTE ATITUDE DE SER BRASILEIRO !!DE AMAR ESTA PATRIA!!!VALOROSOS HOMENS !!QUE NO NATAL DE 1945 ESTAVAM EMBARACANDO PARA UM FUTURO INCERTO E HOSTIL!!!A TODOS ELES UM MOMENTO MEU DE RESPEITO E ORGULHO!!!MILITARES ..COM O SANGUE E COM A CORAGEM CHAMADOS DE BRASIL!!!!

    ResponderExcluir
  2. AOS VALOROSOS E HEROICOS HOMENS QUE ESTIVERAM REPRESENTANDO O BRASIL NAS FORÇAS EXPEDICIONARIAS A MINHA HOMENAGEM E BRADO DE GLORI !! PELA FORÇA E ORGULHO NAS ARMAS BRASILEIRAS E NA PUGUENTE ATITUDE DE SER BRASILEIRO!! DE AMAR ESTA PATRIA!!! VALOROSOS HOMENS!! QUE NO NATAL DE 1945 ESTAVAM EMBARACANDO PARA UM FUTURO INCERTO E HOSTIL!!! A TODOS ELES UM MOMENTO MEU DE RESPEITO E ORGULHO!!! MILITARES.. COM O SANGUE E COM A CORAGEM CHAMADOS DE BRASIL!!!!
    ADESTRADORA ROSANE GASPARINI

    ResponderExcluir
  3. Belo trabalho.... fez eu recordar do filme O contador de Histórias,estrelado pelo Tom Hankis.
    A história se faz a cada dia com a colaboração de cada um.,pois no tempo da vida que passa,escrevemos a nossa história que fica.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Fico orgulhosa dos nossos Pracinhas. Homens de garra, destemidos, aguerridos e apaixonados pela Pátria.
    Mesmo com os recursos escassos, estiveram lá defendendo a nossa Bandeira verde, amarela e azul.
    Obrigada por compartilhar estas riquezas. Parabéns ao Sírio.

    Um beijo e feliz 2010!

    ResponderExcluir