- Morre Major Elza

Elza Cansanção Medeiros, ou Major Elza como preferia ser chamada, foi uma militar brasileira. Nascida em 1921, faleceu em 08 de dezembro de 2009.

Filha do médico sanitarista Tadeu de Araújo Medeiros, amigo de Alberto Santos Dumont e auxiliar direto de Oswaldo Cruz na campanha contra a febre amarela, foi a primeira brasileira a se apresentar como voluntária, na Diretoria de Saúde do Exército, para lutar na Segunda Guerra Mundial, aos dezenove anos de idade. Embora sonhasse em lutar na linha de frente, teve que se conformar em seguir como uma das setenta e três Enfermeiras no Destacamento Precursor de Saúde da Força Expedicionária Brasileira, uma vez que o Exército Brasileiro, à época, não aceitava mulheres combatentes.

Com os pais, alagoanos, aprendeu a atirar, ainda na adolescência. Com as governantas alemãs que serviram a sua família na Copacabana da década de 1930, aprendeu Música e idiomas. Por indicação de Arnon de Mello, pai do presidente Fernando Collor de Mello, ingressou na Associação Brasileira de Imprensa. Estreou, com Fernando Torres, Nathalia Timberg, SErgop Brito no Teatro Universitário, com a peça Dama da Madrugada. Formou-se na Escola de Enfermeiras na Cruz Vermelha. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade Nacional de Filosofia.

Durante o conflito, trabalhou nos hospitais de evacuação na Itália, distante do front, em turnos de doze horas, nenhum soldado tendo falecido em seus braços. Atuou como Oficial de Ligação e Enfermeira-chefe no 7th. station Hospital, em Livorno. Com o fim do conflito, foi dispensada logo após o retorno ao país, vindo a trabalhar no Banco do Brasil.

Em 1957, as mulheres foram reconvocadas, podendo vir a ser militares de carreira. Dona Elza retornou prontamente, continuando a trabalhar como Enfermeira. Mesmo tendo trabalhado no Serviço Nacional de Informações (SNI), jamais pensou em abandonar a carreira militar.

Formou-se em Jornalismo, História das Américas, Psicologia, Parapsicologia, Turismo e Relações Humanas. Com conhecimentos de mecânica, escultura, pintura e tapeçaria, deu a volta ao mundo duas vezes, esteve na Antártida, aprendeu a pilotar ultraleves aos sessenta anos de idade.

Fundou e dirigiu duas revistas e assinou várias colunas em jornais do Rio de Janeiro e de Recife, tendo escrito três livros sobre a sua participação na Segunda Guerra. Apresentou ainda inúmeros trabalhos em congressos de medicina militar, com especial destaque para as Sugestões para a criação de um Corpo Auxiliar Feminino para as Forças Armadas, base para a abertura das Forças Armadas do Brasil à participação das mulheres.

Membro da Academia Alagoana de Cultura, atualmente, dedica-se à preservação da memória fotográfica da FEB, sendo a mulher mais condecorada do Brasil, com mais de 200 medalhas, entre as quais:
  • Medalha de Guerra
  • Medalha de Campanha
  • Ordem do Mérito Militar
  • Medalha Mérito Tamandaré
  • Medalha Mérito Santos Dumont
  • Medalha Heróis do Brasil - Durante o XVIII Encontro Nacional de Veteranos em São Bernardo do Campo

Um comentário:

  1. Tive o privilégio de trabalhar com ela por 3 anos quando era Cabo do Exército, pude aprender o quanto foi importante a participação do Brasil durante a Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Aprendi o ofício de designer gráfico graças à ela, quando me convidou para scanear boa parte das aproximadas 5.000 (cinco mil) fotos que possuía para a confeção do livro "Eu Estav Lá!" onde, conta a história da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, através de fotos com legendas em Português, Inglês e Italiano, as três línguas mais faladas durante a Campanha.
    Ela era uma pessoa difícil (rsrsrs) mas, de um enorme coração, sempre disposta a ajudar, queria ter tido a última oportunidade de agradecer novamente por tudo que fez por mim.
    Espero e tenho certeza que vai brilhar muito onde estiver.
    Como disse o Gen Mascarenhas de Moraes, "A MELHOR HOMENAGEM AOS EX-COMBATENTES MORTOS É, DAR ASSISTÊNCIA AOS VIVOS."
    Aleksandro Grão Bezerril
    aleksandrogb@msn.com

    ResponderExcluir