- Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí estreia nova formação

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí - vinculada ao Governo de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura - estreia dia 9 de abril, às 20h30, sua nova formação no teatro Procópio Ferreira. O concerto terá regência de Dario Sotelo e contará, no programa, com obras de Alfred Reed, Edmundo Villani-Côrtes, Martin Ellerby e Victoriano Valencia Rincon. O programa de estreia escolhido pelo maestro Dario Sotelo privilegia as atividades da Banda e todas as possibilidades de sopro sinfônico, passando pelas identidades brasileira, latino-americana e internacional. "O concerto tem espírito festivo e terá duas primeiras audições brasileiras", comentou Sotelo. Este programa é composto por: Terceira Suíte para Banda, de Alfred Reed; Braseijo, de Edmundo Villani-Côrtes; Suíte Colombiana nº 2, de Victoriano Valencia Rincon; e Symphony for Winds, de Martin Ellerby – as duas últimas, em primeiras apresentações em solo nacional.
Enquanto a Terceira Suíte para Banda é um clássico do repertório de sopro e Braseijo foi resgatada especialmente pelo grupo sinfônico do Conservatório de Tatuí - inicialmente foi escrita para a Banda Sinfônica de Buenos Aires, mas nunca foi apresentada, as demais obras são estreias. A Suíte Colombiana é uma obra baseada na música colombiana tradicional, que utiliza gêneros e imagens do próprio país. São melodias andinas, porém com uma visão sobre música colombiana totalmente sinfônica, que conta com participação em solos dos naipes principais", disse o maestro Sotelo. "Por outro lado, a obra de Ellerby traz idéias contrastantes dos pontos de vista formal e musical. Ele inicia com uma forma tradicional em sinfonias, depois explora melodias e cores sonoras do grupo para, no terceiro movimento, oferecer um mini-concerto para banda com destaque para todos os grandes naipes em solos que exigem altas demandas técnicas e musicais", finalizou Sotelo.
Banda Sinfônica (Orquestra de Sopros Brasileira) A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é um dos dois primeiros grupos estáveis criados no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" uma das mais respeitadas instituições culturais do país. A banda surgiu no ano de 1992, a partir de um processo de semi-profissionalização instituído pelo então diretor Antonio Carlos Neves Campos e pelo maestro Dario Sotelo. Até o ano de 1996, a Orquestra de Sopros do Conservatório de Tatuí - seu nome original - era a única oportunidade de alunos de níveis avançados interagirem com músicos já profissionais, em apresentações oficiais, propiciando uma troca de experiências entre seus componentes.

Primando por repertório nacional, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí conta com vida fonográfica ativa. O primeiro CD foi gravado em 1995, denominado “Compositores Brasileiros”, marcando o trabalho de documentação de diversos gêneros. Já em 1997, gravou Pró Banda – Compositores Brasileiros. No ano 2000, quando adotou o nome de Orquestra de Sopros Brasileira, gravou o CD Arranjadores Brasileiros. Em 2001, foram gravados dois CDs de demonstração para a editora holandesa Gobelin. Já em 2002, efetuou a gravação do CD Retratos, enquanto que em 2003 gravou Pró Banda e um novo CD-demo, desta vez para uma editora japonesa. Também foram gravados Do Coração e da Alma - Obras de Hudson Nogueira (2004) e 15 Anos (2006).Em 2007, a orquestra realizou a primeira gravação em DVD na história do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos". O DVD 15 Anos traz documentário sobre o grupo, além de repertório que inclui Astor Piazzolla, Tom Jobim e Zequinha de Abreu.A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. Entre as mais importantes estão Sinfonia nº 1, de Edmundo Villani-Côrtes; Sinfonia Anõia, de Sergio Vasconcellos-Corrêa - que mereceu prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor obra sinfônica de 1999 -, Retratos do Brasil, de Hudson Nogueira; Portrait e Concerto para Banda, de Edson Beltrami, entre muitas outras. Seu repertório conta com mais de 90 obras originais especialmente escritas para o grupo. Entre elas, há 72 estréias brasileiras de repertório internacional que, hoje, são referências mundiais.Ao longo de sua existência, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebeu dezenas de regentes destacados da cena musical como convidados especiais. Outra característica importante do grupo é seu esforço em formar novas platéias por meio de concertos didáticos. Ao longo dos últimos anos, a banda realiza ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música erudita. Nesse sentido, destacam-se projetos especiais como Guia para Banda, Villa-Lobos encontra Guarnieri e A Vinda da Família Real ao Brasil.Desde sua fundação, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí – nome adotado em 2009 visando a valorização de sua origem e identificação formal do grupo - tem como regente titular o maestro Dario Sotelo.

O ConservatórioFundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. A excelência de seu ensino tem reconhecimento internacional, tanto que a escola localizada a 130km da Capital concentra estudantes de São Paulo, de outros 20 Estados brasileiros e, ainda, de países da América Latina e Estados Unidos. Além de oferecer excelência em ensino, o Conservatório de Tatuí notabiliza-se ao concentrar diferentes cursos instrumentais, de canto, luteria e artes cênicas. Todos são oferecidos de forma gratuita.SERVIÇOBanda Sinfônica do Conservatório de TatuíDario Sotelo, regente09.abril - quinta-feira - 20h30Programa: Alfred Reed (Terceira Suíte para Banda), Victoriano Valencia Rincon (Suite Colombiana no. 2), Edmundo Villani-Côrtes (Braseijo) e Martin Ellerby (Symphony for Winds)

Teatro Procópio FerreiraRua São Bento, 415 - Centro - Tatuí 400 (lugares / acesso a portadores de deficiênciaIngressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados)

Enviado por: Deise JulianaTel. (15) 32514573 - ramal 220 / (15) 96131922 comunica@conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário